terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Material Sobre Ritmos Árabes - Alunas BAI e BAII

BALADI
O Baladi é um dos ritmos mais executados no Egito e Líbano. Também conhecido como Baladi 2DUMS, possui marcações fortes e seu significado é “minha terra”. É um ritmo muito popular, de compasso 4/4 (1 compasso possui 4 tempos) podendo ser encontrado em músicas folclóricas, clássicas ou modernas.
  • Composição
O Baladi é derivado de um ritmo chamado Maqsoum, que tem um DUM a menos na sua composição. Sendo assim, a composição básica do Baladi é:
DUM DUM TAKATA DUM TAKATA
  • Para tocar com snujs
- DUM DUM é executado com ambas as mãos ou sua mão principal (destro ou canhoto)
- TAKATA é executado alternando as mãos, começando por sua mão principal
- DUM é executado com ambas as mãos ou sua mão principal (destro ou canhoto)
- TAKATA é executado alternando as mãos, começando por sua mão principal
  • Movimentos que podem ser utilizados
Pode-se marcar bem os DUMs, pois é um ritmo forte, utilizando básico egípcio, batidas de quadril e deslocamentos.
Clique no link para baixar o ritmo: Baladi



SAID

O Said teve sua origem no Alto Egito, numa região que leva este mesmo nome. Traduzido, a palavra significa alegre, feliz.
É um ritmo de compasso 4/4 (1 compasso possui 4 tempos), muito comum nas danças folclóricas, onde é acompanhado de uma flauta, que tem por nome mizmar, usado na dança com bastão/bengala. Além disso, é muito usado em solos de percussão, em músicas clássicas e quase todos as músicas “pops” árabes.
  • Composição

Ao contrário do Baladi, que possui dois DUMs no início e um DUM no meio frase, o Said possui um DUM no começo e dois DUMs no meio da frase.
DUM TAK DUM DUM TAKATA

Para tocar com snujs

- DUM é executado com ambas as mãos ou sua mão principal (destro ou canhoto)
- TAK é executado com sua mão principal
- DUM DUM é executado com ambas as mãos ou sua mão principal (destro ou canhoto)
- TAKATA é executado alternando as mãos, começando por sua mão principal
  • Movimentos que podem ser utilizados

Pode-se usar pulinhos e saltinhos (típicos da dança com bastão/bengala), batidas de quadril para marcar os DUMs, deslocamentos com shimie, tremidinhos de ombro, jogo de ombro. É um ritmo muito alegre, então você pode brincar com o público e deve sorrir bastante.
Clique no link para baixar o ritmo: Said


MAKSOUM


Segundo o músico Hossam Ramzy, o maqsoum é o pai de todos os ritmos egípicios. Também conhecido como Baladi 1DUM, possui uma estrutura muito parecida ao Said e principalmente ao Baladi . Cortado ao meio ou partido ao meio é a tradução literal da palavra, que dá o nome a este ritmo muito utilizado em músicas no Egito, Síria, Norte da África, região do Golfo e Tunísia, onde também é conhecido como Duyek. É muito usado em músicas modernas, solos de derbake e baladis. A pausa do meio da frase musical gera um acento mais forte no contratempo. Ele possui inúmeras variações e floreados, porém, para as bailarinas o importante é saber a base do ritmo.
  • Composição

Perceba agora porque este ritmo é parecido com o Baladi: A composição do Baladi é: DUM DUM TAKATA DUM TAKATA. O Maksoum não possui um dos DUMs no início da frase e tem uma pausa no meio e tem uma pausa no meio.
DUM TAK (pausa) TAK DUM TAK
Outra forma de executar: DUM TAKATA DUM TAKA (TAKA).
  • Para tocar com snujs

- DUM é executado com ambas as mãos ou sua mão principal (destro ou canhoto)
- TAKATA é executado alternando as mãos, começando por sua mão principal
- DUM é executado com ambas as mãos ou sua mão principal (destro ou canhoto)
- TAKATA é executado alternando as mãos, começando por sua mão principal
  • Movimentos que podem ser utilizados

Pode-se movimentos de peito, tronco, marcar os DUMs no quadril, deslocamentos, básico egípcios.

Clique no link para baixar o ritmo: Maqsoum Rapido

Clique no link para baixar o ritmo: Maqsoum Lento



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