sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Deusas e Deuses moram em você - Tema Contemporâneo e Pilates


Descobrir a relação entre mulheres e homens de hoje com deusas e deuses da mitologia grega é um gostoso exercício para conhecer melhor a si mesmo e aos outros.

Artemísia, deusa da liberdade e da natureza: Na mitologia, ela é a mais liberta das filhas de Zeus, o Deus dos deuses. Passava seu tempo nas florestas. Hábil arqueira, era parceira de seu irmão Apolo, o deus Sol, em inúmeras caçadas. A mulher moderna em sintonia com essa deusa é livre, indomável, independente e aventureira.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Bollywood no Curso de Férias

Tivemos mais de 50 cursos de férias durante o mês de julho, com temas e modalidades variadas. Quem participou aprovou a idéia!
Entre eles, o curso de Bollywood teve destaque, pois foi um tema diferenciado e as alunas gostaram bastante...

Segue o video da coreografia da Paulinha, professora Suplente e aluna do Técnico em Dança. Parabéns pelo trabalho!


Por Fernanda Payão - Sócia proprietária e professora de DOC

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Yoga Melhora a vida do doente com câncer


prática regular de ioga ao menos duas vezes por semana melhora a qualidade de vida, proporciona um sono melhor, reduz a fadiga e a necessidade de tomar remédios para dormir.

Todos esses benefícios foram constatados em estudo feito com 410 pacientes com câncer (a maioria mulheres com tumor de mama). Os resultados serão apresentados em junho no congresso da Asco (Sociedade Americana de Oncologia Clínica).

Os pesquisadores dividiram o grupo em dois: metade fez aulas de ioga suave e restauradora (incluindo posturas especiais e exercícios de respiração) e a outra metade era o grupo controle.

Profissão ou Vocação


Atualmente temos vários cursos de formação em Yoga disponíveis, onde o intuito é dar a base necessária para se ensinar esse conhecimento milenar, mas temos entre esses cursos várias abordagens e vários tipos de pessoas que os buscam, e como resultado dois perfis de profissionais formados. Aqueles que já têm um histórico corporal ou até mesmo formados em educação física interessados em turbinar seu currículo com mais essa modalidade, e a possibilidade de mais aulas e mais dinheiro. E aqueles que vêm o Yoga como vocação e sabem que nem tudo pode ser aprendido sem antes vivenciado, que percebe o Yoga como algo mais que asanas(posturas psicofísicas), e pranayamas(exercícios respiratórios)e sabe que essa filosofia de vida milenar não pode ser aprendida em alguns finais se semana e muito menos ensinada de forma massificada e superficial.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Trabalho de Criação Coreográfica

Pesquisa feita por Ana Lúcia Barboza, Coreógrafo pesquisado: William Forsythe.



Vídeos didáticos que ensinam sua linguagem:



The Forsythe Cia:



Por Ana Lúcia Barboza - Professora de Jazz, Ballet e Contemporâneo

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Coreografia Taa Khabeek de DOC



Pessoal do DOC, nível I. Segue a letra e música que vamos estudar este trimestre!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ShivaNataraj no ENDA


O ENDA (Encontro Nacional de Danças) está na sua 30ª edição e nele você poderá ver trabalhos coreográficos nas modalidades: Clássico, Neo-clássico, Pas de Deux Livre ou de Repertório Completo, Conjunto de Repertório com remontagens originais, Contemporâneo, Moderno, Jazz, Caráter, Sapateado, Livre, Pas de Trois, Pas de Quatre e Dança de Salão.
Esse ano o Shiva Nataraj levará dois grupos que competirão na modalidade Caráter. São eles: Bailes y Jaleos (Flamenco) e Alegria Cigana (Dança Cigana).
O Evento acontecerá no dia 12, 13 e 14 de agosto, à partir das 20 no Memorial da América Latina.
Os grupos do Shiva Nataraj  se apresentarão no dia 12 de agosto.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (estudantes).
Venham nos prestigiar!!!!

Por Gislene Sales - Consultora

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Barra Clássica - 1ª Parte - Pliés

Posição 2 - Demi Plié
Posição 3 - Grand Plié
FUNÇÃO
É um exercício de fundamental importância, pois é usado na preparação e amortecimento de muitos passos de ballet, como os saltos e giros.


É usado para o aquecimento da musculatura interna das pernas, alongamento das pernas, alongamento do tronco (pois este deverá fazer força contrária à flexão dos joelhos), fortalecimento das pernas, rotação de en dehors, extensão de tendão de calcâneo (Aquiles) e eixo.


EXECUÇÃO


É um movimento de flexão dos joelhos sem que os calcanhares saiam do chão. O en dehors é feito pela rotação da musculatura interna das pernas (da virilha ao calcanhar). O pé deve estar bem apoiado no chão e com todos os dedos abertos, sem deixar o tornozelo “tombar” para dentro. Durante a execução é necessário que haja uma resistência muscular, como num elástico, sem afrouxar. O quadril deve estar encaixado com o cóccix para baixo e o púbis para frente e os joelhos devem permanecer na direção do 3º dedo do pé e nunca para frente! O tronco deve estar bem alongado, com as costelas fechadas e abdome contraído. O peso deve ser igualmente distribuído entre as duas pernas. Antes e depois do plié os joelhos devem estender ao máximo.


GRAND PLIÉ


FUNÇÃO


O objetivo do grand plié é a completa extensão e fortalecimento da musculatura das pernas e embasamento ao en dehors.


EXECUÇÃO


O movimento inicia num demi plié e sem pausar, continua a flexão dos joelhos, relaxando os pés para que os calcanhares saiam do chão apenas o necessário para as coxas chegarem numa linha paralela ao chão. Somente em 2ª posição, os calcanhares não descolam do chão e a flexão é feita no máximo da elasticidade das pernas e tendão de calcâneo. Na volta, os calcanhares devem ser pressionados para baixo para retornar o quanto antes ao chão, passando pelo demi plié antes de esticar completamente os joelhos. É preciso cuidar para não perder a rotação de en dehors na volta do grand plié.


Durante toda a execução devem-se permanecer os mesmos princípios do demi plié em relação ao encaixe do quadril, en dehors, posicionamento dos joelhos, tornozelo e constante alongamento do tronco.


O grand plié deve ser contínuo para não perder o tônus e a intensão de elasticidade do movimento.


Petit battement tendu


Posição 1 - Derríère
Posição 2 - A la seconde
Posição 3 - Devant


FUNÇÃO


O petit battement tendu é um exercício essencial para aquecer e trabalhar o alongamento e fortalecimento dos pés e pernas, além da rotação de en dehors, clareza na passagem dos pés pelo chão, eixo, transferência de peso de duas para uma perna e continuidade de movimento.


EXECUÇÃO


Deve ser feito na frente (devant), ao lado (a la seconde) e atrás (derrière).


Partindo de uma posição fechada dos pés (1ª, 3ª ou 5ª), deve-se manter um pé de apoio enquanto o outro se desloca deslizando pelo chão. Na saída, o calcanhar deve pressionar o chão até o ponto máximo, sem que o quadril seja deslocado, a partir daí, eleva-o gradualmente passando pela meia-ponta até finalizar na ponta com o máximo do alongamento da perna e pé.


Na volta, inicia-se o movimento relaxando os dedos, passando pela meia-ponta até tocar o calcanhar no chão, novamente pressionando-o até retornar à posição inicial.


Durante toda a execução o tronco deve estar completamente alongado e o peso deve permanecer sobre a perna de base. Neste exercício é muito importante prestar atenção nos quadris que devem permanecer alinhados. Se você “sentar” na perna de base não terá espaço suficiente para deslocar a outra com o joelho esticado.


Petit battement glissé




FUNÇÃO


O petit battement glissé também é importante para aquecer e trabalhar o alongamento e fortalecimento dos pés e pernas, eixo e transferência de peso de duas para uma perna. Diferente do tendu que é fluido, o glissé trabalha a precisão do movimento e acentuação rítmica.


EXECUÇÃO


Deve ser feito na frente (devant), ao lado (a la seconde) e atrás (derrière).


A saída é como num battement tendu, onde se deve manter um pé de apoio enquanto o outro se desloca deslizando pelo chão. Na saída, o calcanhar deve pressionar o chão até o ponto máximo, sem que o quadril seja deslocado, a partir daí, eleva-o gradualmente passando pela meia-ponta até finalizar no lançamento do pé para fora, de forma seca, estancada e com velocidade, sendo que a ponta do pé deve estar completamente alongada a cerca de 30° do chão.


Na volta, inicia-se o movimento apoiando os dedos no chão, depois relando-os, passando pela meia-ponta até tocar o calcanhar no chão, novamente pressionando-o até retornar à posição inicial.


Assim como no battement tendu, durante toda a execução o tronco deve estar completamente alongado e o peso deve permanecer sobre a perna de base. Neste exercício também é muito importante prestar atenção nos quadris que devem permanecer alinhados.


Por Ana Lúcia Barboza - professora de Ballet, Jazz e Contemporâneo

Calendário Especialização Danças Árabes


domingo, 7 de agosto de 2011

Primeiro encontro das aulas de Didática I Especializações Shiva Nataraj



Neste domingo aconteceu nosso primeiro encontro, as aulas a princípio iriam acontecer de forma semanal mas decidimos em conjunto realizá-las no domingo para beneficiar a todas.

sábado, 6 de agosto de 2011

Planejamento Pessoal - 2ª e 3ª Aula

Pessoal, segue o resumo do conteúdo da segunda e terceira aula de planejamento:

Tema: Administração do Tempo

Viver o presente com alegria!
Planejar o futuro com sabedoria!
Desfrutar o tempo, isso é Vida!
 Tempo é vida!
video