segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Profissão ou Vocação


Atualmente temos vários cursos de formação em Yoga disponíveis, onde o intuito é dar a base necessária para se ensinar esse conhecimento milenar, mas temos entre esses cursos várias abordagens e vários tipos de pessoas que os buscam, e como resultado dois perfis de profissionais formados. Aqueles que já têm um histórico corporal ou até mesmo formados em educação física interessados em turbinar seu currículo com mais essa modalidade, e a possibilidade de mais aulas e mais dinheiro. E aqueles que vêm o Yoga como vocação e sabem que nem tudo pode ser aprendido sem antes vivenciado, que percebe o Yoga como algo mais que asanas(posturas psicofísicas), e pranayamas(exercícios respiratórios)e sabe que essa filosofia de vida milenar não pode ser aprendida em alguns finais se semana e muito menos ensinada de forma massificada e superficial.

Faço parte do grupo que acredita que uma formação profissional consistente e moderna do ponto de vista pedagógico é importante para aqueles que pretendem ensinar uma filosofia que se tornou uma terapia para os dias atuais, mas é preciso ir além da teoria, viver o Yoga é algo importante e difícil principalmente na correria do dia a dia , reduzir o turbilhão da mente como Patanjali descreveu em seu Yoga sutra é algo que exige cada vez mais empenho e dedicação.

Quanto à profissão para aqueles que têm a vocação, ou pretendem desenvolve-la digo que é fascinante e extremamente recompensador, a partir do momento que você se vê como profissional e se sente preparado para ser a mudança que você quer no mundo como disse Gandhi, as aulas fluem e a satisfação pessoal, profissional e financeira são conseqüência de sua dedicação.

Antes de dar esse passo importante pense e permita a transformação pessoal que o Yoga pode proporcionar só assim terá embasamento para explicar e entender como o Yoga é capaz de melhorar nossas vidas.

Pense, aprenda, viva e seja o Yoga.

Por Auderley Gonçalves - Professor de Yoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário