terça-feira, 27 de setembro de 2011


O momento de tomar decisões em muitas pessoas causam sofrimento, ansiedade e estresse, sejam essas decisões as mais simples ou aquelas que mudam o rumo de nossas vidas. 



No âmbito empresarial é cada vez mais comum executivos praticando Yoga e meditação, e andei me perguntando o porquê dessa busca dos executivos por essa técnica milenar. O primeiro fator é sempre relacionado a um sedentarismo e uma correria que impede esses profissionais de praticar algum esporte, mas os que chegam até as aulas muitas vezes fogem desse perfil são apenas pessoas que buscam fugir um pouco do ritmo alucinado de suas próprias mentes. Engraçado imaginar que alguém bem sucedido profissionalmente que baseou sua vida em estudar e se desenvolver como profissional ou seja, ser bom naquilo que tanto almejou tenha se esquecido de si mesmo, boa parte disso é de sua própria responsabilidade, mas também toda a sociedade tem sua parcela de culpa quando incentivamos uma cultura onde acumular é sempre bom, e sem perceber acumulamos bens, relacionamentos e também pensamentos. Muitas vezes a quantidade é fator determinante para se nomear alguém bem sucedido, mas esquecemos da qualidade que deveria nortear nossas vidas. Você já se perguntou hoje se precisa e usa tudo que tem? Já se perguntou quantos amigos de verdade você tem? Quantos amores teve e se realmente os compreendeu antes de ir ao próximo? Enfim complexo né? 




Mas o que devemos refletir mesmo é quanto à qualidade dos nossos pensamentos, não a quantidade que desde crianças somos estimulados a processar. O ser humano está virando um computador ou pelo menos tenta imitá-lo, mas os computadores em algum momento descansam do seu processamento e nós humanos não o fazemos, então o que nos resta é travar somos obrigados a parar. 

Na verdade tudo isso serve de lição para entendermos o papel do Yoga e da meditação em nossas vidas, não é de hoje que universidades do mundo todo divulgam trabalhos científicos que apenas dão respaldo a aqueles que já perceberam o quanto é benéfico reduzir o turbilhão de nossas mentes. 

O yoga e a meditação proporcionam a condição de “alerta em repouso” que reduz o estresse, fortalece a comunicação entre o córtex frontal e as outras áreas cerebrais desenvolvendo seu funcionamento total. O resultado é a clareza mental necessária para as tomadas decisões assim como o equilíbrio racional-emocional desenvolvendo o aspecto criativo. Então seja você um artista ou um executivo pode experimentar a integração que tanto se fala quando se refere ao termo yoga, pois se tem a certeza de sua real natureza e da verdadeira busca a da felicidade. Porque somos perfeitos, mas não somos máquinas.


Por Auderley Gonçalves - professor de Yoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário