quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Barra Clássica - 2ª Parte

A TERRE 

Rond de jambe a terre en dehors.
FUNÇÃO
É um exercício de fundamental importância para o trabalho de rotação de en dehors e para melhorar a mobilidade da articulação coxofemoral, possibilitando maior amplitude de movimento das pernas.

EXECUÇÃO
Inicia-se o movimento a partir de uma posição fechada (1ª ou 5ª), deslocando o pé através de um battement tendu (na frente no caso de ser en dehors ou atrás se for en dedan) e desenhando um semicírculo com o pé pelo chão. Durante todo o movimento deve-se manter o eixo na perna de base, alongando o tronco, a perna e o pé de trabalho ao máximo. O mais importante nesse exercício é rotacionar totalmente a articulação coxofemoral para fora, de modo que o calcanhar se mantenha sempre à frente e o joelho para trás e cuidando para que os quadris mantenham-se imóveis durante o deslocamento da perna. Deve-se lembrar de inclinar levemente o tronco para frente (sem soltar os ombros) quando a perna estiver atrás e rapidamente voltar o alinhamento assim que passar para o lado.
Este mesmo exercício sendo executado no ar deve ser classificado como grand rond jambe en l’air.

EN L’AIR
FUNÇÃO
É o exercício que trabalha a articulação do joelho resultando numa maior mobilidade.

EXECUÇÃO
O movimento é iniciado com uma das pernas aberta a 90° a la seconde (ao lado). Mantendo a coxa e o quadril imóvel e partindo do joelho, a perna executa um semicírculo até voltar a posição inicial.
No en dehors (para fora): recolhe a perna em linha reta e volta a posição inicial fazendo a curva pela frente da perna de base.  No en dedans (para dentro): inicia o movimento fazendo a curva para recolher e passando pela linha reta ao esticar.
É muito importante prestar atenção à simetria dos ombros e quadris durante toda a execução deste exercício.
Num grau mais avançado, este exercício pode ser feito duplo, com duas voltas antes de esticar a perna.


Petit battement fondu

Coupé derriére.
FUNÇÃO
Neste exercício trabalhamos o eixo e principalmente a força das pernas. É essencial para uma boa sustentação e para os grandes saltos.

EXECUÇÃO
Este exercício exige sincronia, maleabilidade e fluidez.
O movimento é iniciado com a flexão profunda de ambas as pernas ao mesmo tempo, sendo que uma serve de apoio enquanto a outra se posiciona em coupé (vide foto). Neste momento é preciso se preocupar com a rotação de en dehors, sem deixar o pé de base “tombar” para frente, posicionando o joelho na direção do pé e não à frente e a perna do coupé com o joelho totalmente aberto para o lado. Em seguida as pernas estendem totalmente (também ao mesmo tempo), sendo que a do coupé se prolonga para frente (levando o movimento pelo calcanhar enquanto o joelho resiste), ao lado (levando o calcanhar mais a frente que o joelho) ou atrás (levando pela coxa enquanto o calcanhar resiste).
Este exercício pode ser feito a terre, a 45°, a 60° e a 90° do chão. Acima de 90° a perna perde peso e o exercício, a função. 


Por Ana Lucia Barboza - Professora de Ballet Clássico, Jazz e Contemporâneo

Nenhum comentário:

Postar um comentário