segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tango e sua influência

O tango nasceu no final do século XIX, é uma dança popular em Buenos Aires, capital da Argentina. Não se sabe quem é o verdadeiro criador do tango, mas é uma dança de bairros pobres e marginais, que com o tempo foi ganhando força e sendo estilizado. E assim, tornou-se mundialmente conhecido pelo mais famoso cantor Carlos Gardel, e as composições adaptadas ao modernismo por Astor Piazzolla.


O tango foi evoluindo e com isso herdou da Milonga as coreografias, e da Habanera uma linha mais melódica. Denominado assim pelos argentinos de “música urbana”, que nos trazem gírias típicas de Buenos Aires.






No inicio as letras de músicas dos tangos, contava sempre histórias alegres e animadas, com o primeiro compositor e cantor profissional Arturo de Nava. Com a evolução do tango, as letras começam a ser mais melódicas a partir da década de 1920, abordando temas como: tropeços da vida e os enganos amorosos, amores proibidos, corridas de cavalos e vida boêmia. E eram tocados inicialmente por bandolim, bandurra e violões. E em seguida, a incorporação do acordeão, seguindo da flauta e o bandoneom, e foi assim que o tango assumiu sua identidade definitiva.

Por volta de 1900 o tango chega dos subúrbios ao centro de Buenos Aires. As primeiras composições surgem em 1910, no período conhecido como “Guadia Vieja” (Velha Guarda). Conquistando grande popularidade, e chegando na Europa, e muitas coisas foram mudando, a voz do cantor modificou o ritmo, que já tinha uma maneira diferente de se dançar. Carlos Gardel foi o cantor mais famoso do período “ Guadia Vieja”, e tornou-se um mito, após sua morte em um trágico acidente de avião. Outro conhecido também, é o compositor Enrique Santos Discepolo.

O tango começou a sofrer modificações com Mariano Moraes e Aníbal Troilo, e o mais importante Astor Piazzolla, que criou o tango moderno, deixando para traz os traços clássicos.

O tango teve sua fase de declínio, que foi na década de 1950, onde não podia dançar em ambientes familiares, por conta da sensualidade que é uma característica fortíssima nesse ritmo. O tango por herdar características da habanera tem suas corridas e quebradas, aproximando também o par, e tendo uma infinidade de variações de passos.

Com sua modernidade, o tango sofreu influencias musicais como, por exemplo, o jazz, eletrônico, pop. O Trio Gotan é o grupo mais conhecido que fez essa fusão. E foi aceita e admirada pelo mundo todo. As músicas de Carlos Gardel ganham novo estilo, e eternizando seu nome.

O “novo tango” traz músicas de varias partes do mundo interpretadas por cantores diferentes, e um dos mais conhecidos é o álbum “Tango & Liverpool Project” do trio Gotan, que é o primeiro CD com músicas dos Beatles em versões tango, o grupo também tem um CD "Tango & Stones" transportando para o ritmo portenho algumas das pérolas do Rolling Stones.

Com essa fusão de ritmos com o tango, o jeito de dançar também ganha novas posturas, tornado-se mais complexo, porém as raízes jamais são esquecidas.

Juliana Sanches
Professora de Dança de Salão

Nenhum comentário:

Postar um comentário