sábado, 8 de outubro de 2011

Primeiro "Negócio em Dança"


O mercado da dança precisa amadurecer no quesito empreendedorismo, gestão, planejamento. Apesar de ser um segmento muito amplo, cheio de oportunidades e principalmente apaixonante, ainda é muito informal. A falta de informação na área de gestão e planejamento é nítida. São raríssimas empresas que se destacam no mercado.

O segmento mais próximo ao nosso é o de fitness, que está anos luz a nossa frente nesse setor. É só verificar o número de grandes Academias que existem no mercado, e principalmente a longevidade das mesmas.


Precisamos mudar essa situação com urgência. Para que isso aconteça, é preciso ações de informação em massa e principalmente a mudança de mentalidade dos "empreendedores" deste setor, que em sua maioria são professores de dança que têm um sonho de abrir um negócio e coragem suficiente para colocar em prática. A grande questão é: como fazer esse negócio ser um "case" de sucesso?

Uma pessoa que tem comportamento empreendedor, naturalmente terá autoconfiança e coragem suficiente para se arriscar em um negócio próprio. Isso é previsível, porem a conscientização de que alem do ímpeto empreendedor é necessário informação em várias áreas administrativas (gestão, liderança, planejamento, etc) é o grande diferencial de um empreendedor de sucesso. 

A conscientização de que não sabemos tudo e que devemos estar sempre em contato com fontes de informação é a condição que vai definir se um empresário tem sucesso ou não!
"Se você não sabe, cerque-se de pessoas que saibam!" esse é um comportamento de sucesso!

Participe do Negócio em Dança, aumente sua rede de contatos, aprimore seus conhecimentos, seja visionário, tenha sede por informação, aprimore-se para poder replicar. Esse são os conselhos que eu deixo a todos que  têm, assim como eu, paixão pela dança!

(Negócio em Dança: ciclo de palestras gratutidas direcionadas a donos de Escolas de Dança e futuros empreendedores deste setor. Projeto iniciato pelo ShivaNataraj Danças e Práticas, conta com a participação de vários profissionais na área de gestão, vendas, marketing, liderança entre outros). 

Por Fernanda Payão - sócia-proprietária e professora de DOC

Um comentário: