quinta-feira, 19 de maio de 2011

Gaia - A mãe Terra

Um dos temas do DOC este ano, para o Espetáculo Sophia é Gaia – A mãe Terra.

Quando eu recebi esse tema, comecei a pesquisar bastante, mas o mais difícil foi encontrar uma música que expressasse o que eu tinha em mente. Comecei a ouvir varias musicas, desde música clássica até rock! Essa é uma das facilidades do DOC, não precisamos ficar presas a um estilo de música.

Acabei encontrando uma musica linda do mestre Yanni! Que não por acaso é grego...
Eu sou fã de seus trabalhos, já havia coreografado uma musica dele, e para quem não conhece, aí vai um pouquinho de informação sobre este compositor:
Nascido em Kalamatra, costa Mediterrânea, em 1954, segundo de três filhos em uma família que passava muito tempo em contato com a música, tocando e cantando juntos. Seus pais propiciaram à Yanni uma típica vida grega, ele cresceu nadando, pescando e indo para a escola como qualquer outra criança de sua cidade. Yanni nasceu para compor músicas, ele começou a tocar piano aos 6 anos de idade porem se recusava a fazer as lições clássica. Simplesmente ouvia as musicas e buscava reproduzi-las no piano.

A música não é seu único talento, em 1969 quebrou o recorde Nacional Grego de natação na modalidade homens, 50 metros, nado livre. Apesar desse sucesso, ele escolheu o caminho da música e hoje divide com o mundo seu talento.

Sua infância na Grécia e o amor por sua terra natal deu a Yanni a inspiração para compor a musica Santorini, que foi a minha escolhida para a coreografia de Gaia!

Esta versão está no cd “Yanni live at the Acropolis” que além desta tem muitas outras musicas lindas.


Por Fernanda Payão - sócia proprietária e professora de DOC

Um comentário: