terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tantra Yoga

Tantra é um assunto que em nosso país causa polêmica até porque para quem é leigo no assunto a primeira idéia que vem a mente é que tantra é algo puramente sexual até porque infelizmente alguns professores de ioga ou até mesmo alguns que se intitulam “mestres” parecem fazer questão de manter essa imagem gerando polêmica, assim ganhando popularidade mas na verdade o tantra é uma das linhas de Yoga que surgiu na Índia, por volta do século 500 a.c. . Tornou-se um estilo de vida na época. Não é um ritual, mas um caminho para a expansão da consciência, da união da mente humana com a consciência cósmica, por meio de nossas conquistas e derrotas, pois no Tantra nada se perde, tudo se aproveita.

Não existe "sexo tântrico" e sim uma parte do Tantra, um dos caminhos em que depois de muita preparação, mas muita mesmo, se utiliza o sexo para alcançar a iluminação espiritual ou seja nada profano, mas apenas uma forma de se canalizar essa poderosa energia. Aconselho o estudo sério desse tema através de bons livros para se aprofundar nessa fascinante linha de yoga.

Para se ter a idéia do que realmente é o tantra yoga e principalmente dos seus benefícios, e como dizem os textos clássicos “poderes sobrenaturais” apresento aqui um grande mestre do tantra Shrii Shrii Anandamurti (1921-1990) foi filósofo, reformista social, humanista e mestre espiritual. Através de seus ensinamentos e trabalhos, inspirou milhares de pessoas a transformarem-se em neo-humanistas – pessoas que assumem a responsabilidade de salvaguardar o bem-estar de toda a Humanidade. Além disso, foi autor de vários livros, poeta e compositor.

As contribuições de Anandamurti abrangem uma gama de assuntos e atividades. No campo da botânica, para ajudar na preservação da diversidade genética ameaçada da Terra, estabeleceu uma rede de jardins botânicos que contêm mais de 50.000 espécies vegetais – mais do que qualquer outra coletânea botânica do planeta Falou de forma enfática contra a destruição imprudente do habitat de animais selvagens para a utilização da terra por humanos e foi contrário à crueldade perpetrada contra animais utilizados para o consumo humano e práticas esportivas.

Como músico, Anandamurti compôs em apenas 8 anos, de 1982 a 1990, mais de 5.000 canções Anandamurti falou fluentemente cerca de 200 idiomas e teve a aptidão em escrever na maioria dos idiomas. Diversas universidades usam seus discursos sobre linguagem como textos de estudos linguísticos.

No campo da medicina, Anandamurti foi autor de livros sobre tratamentos fitoterápicos, terapia iogue, ayurveda e naturopatia, para as doenças mais comuns. Introduziu muitas práticas iogues que, se praticadas corretamente, previnem e curam vários problemas de saúde. Também formulou uma nova teoria chamada microvita, utilizada para explicar sistemas sutis de cura, tais como a homeopatia, como pedagogo desenvolveu um sistema de educação que está sendo utilizado em quase 900 escolas da África e do Sul da Ásia.

A vida pessoal de Anandamurti foi isenta de autopromoção, exploração espiritual ou defeitos morais, que muitos falsos líderes espirituais costumam demonstrar. Viveu uma vida de simplicidade e conduziu sua vida pessoal com virtude e decoro, comportando-se de uma maneira condizente com suas crenças.

Anandamurti foi um mestre incomparável de Yoga e Tantra, uma ciência espiritual mística. Modificou essas práticas espirituais milenares para se ajustarem à psique contemporânea, e treinou quase 2000 professores missionários com as técnicas de meditação, confiando-lhes a tarefa de oferecer práticas intuitivas, no mundo inteiro, a todas as pessoas que procuram o desenvolvimento espiritual.

É autor de mais de 260 livros, que apresentam tópicos de história, economia, sociologia, política, ética, linguística, cultura, civilização, agricultura, medicina, psicologia, filosofia, práticas espirituais, cosmologia e Tantra. Seu tratado filosófico básico, chamado Ánanda Sútram, esboça a filosofia social e espiritual sob a forma de aforismos em sânscrito, acompanhados de um breve comentário. dos quais estão incluídos no volume Psicologia do Yoga. Deu um novo tratado sobre o tratamento iogue, chamado Tratamento iogue e medicina natural.

Isso é apenas uma pequena parte de todo o legado de Anandamurti também aconselho muita leitura para conhecer melhor um pouco mais sobre esse grande mestre.

É isso aí divirtam-se.

Até mais.
Auderley Cunha
Professor de Yoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário