segunda-feira, 17 de maio de 2010

A união faz a beleza!!

Assim como você leitora, eu me apaixonei pelas Danças Árabes logo que tive a primeira oportunidade de assistir a uma apresentação. Aqueles movimentos extremamente delicados, graciosos, o domínio do corpo... é uma viagem a um mundo de encantos e ainda tem musica de fundo!
Comecei a fazer aulas e descobrir as maravilhas que a dança nos proporciona, não só no físico, mas principalmente no emocional. Até aqui, não disse nenhuma novidade, todas nós passamos pelo mesmo processo, não é mesmo?

A dança do ventre foi só o inicio da minha busca que passou por diversas modalidades: dança cigana, jazz, balé e finalmente a dança indiana clássica. Senti um encantamento parecido quando da primeira vez que vi uma bailarina de dança do ventre. Só que desta vez foi um misto de beleza, graça e filosofia hindu.
Foi aí que comecei meus estudos dentro desta modalidade, fiz aulas de Odissi (dança do Estado de Orissa), Bollywood e finalmente Kathak, a qual me dedico a 3 anos.
A vivência de várias modalidades me mostrou que dançar é universal, e que é possível sentir-se bem de várias formas. Foi daí que eu, juntamente com a minha sócia, amiga e companheira de longa data Lêda Toda, tivemos a idéia de trabalhar a fusão de danças étnicas orientais.
A fusão já é uma tendência mundial e vem se disseminando de várias formas, muitas vezes trazendo maravilhas aos nossos olhos, outras vezes nem tanto. Uma vez eu ouvi o grande bailarino Amyr Taleb dizer “temos ter cuidado com a fusão para não se tornar contaminação!”. Achei que ele foi muito feliz neste comentário, porque fusão não é simplesmente pegar uma musica árabe e fazer uma coreografia com tendência indiana, por exemplo. A fusão busca combinar elementos de forma harmoniosa. O principal é você ter um objetivo final, saber o que você quer passar para o publico, qual o sentido da coreografia. E, claro, muito estudo para que os movimentos sejam limpos, então é possível uma bela combinação.
Foi em 2005 que a dança oriental contemporânea (DOC como chamamos) deu seus primeiros passos. Ela combina Danças Orientais como Dança Indiana, Danças Árabes, Dança Cigana e Flamenco trabalhadas de forma harmônica e aliadas as técnicas do Balé, Jazz e Contemporâneo.

Juntamente com a modalidade, desenvolvemos um sistema exclusivo de registro de coreografias e construção coreográfica, técnicas estas que facilitam o aprendizado.
A DOC vem trazer uma nova ferramenta e através dela você pode vivenciar diversas modalidades de dança de maneira resumida, mas sem perder a mensagem que a dança pode nos trazer.
As aulas são ministradas em forma de coreografias onde o aluno passa por um desenvolvimento mais dinâmico e eficiente.
Propicia criações ilimitadas porque é dinâmica como a vida e como a evolução humana. Fornece uma bela postura, trabalha musculatura, alongamento e melhor coordenação motora facilitando assim qualquer atividade relacionada à expressão corporal. É bela e empolgante, expressa sensações e sentimentos, traz saúde física e mental!!
Faça uma aula e tenho certeza que vai se apaixonar!!

Você encontra o DOC no Shiva Nataraj e também na Nar Cia de Dança


Fernanda S. Payão
Sócia Proprietária e Professora de DOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário