terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Aula de Ballet 1º e 2º ano

Aula de Ballet 1º e 2º ano


Aquecimento:
  •     4 rotações en dehor no pé direito e depois 4 en dedan. Repete no pé esquerdo.
  •     Segura o pé direito alongando a coxa e depois o esquerdo.
  •     Pisa para trás e empurra o quadril para frente alongando a panturrilha.
  •     Leva o quadril para trás aprofundando o tronco.
  •     Cambré lateral, contrae e circula a cabeça. Depois para o outro lado.
  •     Finaliza em demi plié.
      Battement tendu:
  •     Em 6ª posição, decomposto en croix    
  •     Em 1ª posição, decomposto en croix    
  •     Finaliza em demi plié

      Alongamento e pliés:
  •     Em 6ª posição, souplesse, volta
  •     Em 2ª posição paralela, souplesse, volta
  •     Em 6ª posição, cambré, volta
  •     Elevé, balance em 6ª posição
  •     Em 1ª, em 2ª e em 3ª posição: 1 demi plié e 1 grand plié
  •     Elevé, balance em 3ª posição

      Battement tendu e battement glissé:
  •     Em 1ª posição, battement tendu en croix (repete 2 vezes)    
  •     Em 3ª posição, battement glissé en croix (repete 2 vezes)

      Rond jambe (em 1ª posição):
  •     2 rond jambes a terre en dehors
  •     1 rond jambe en l’air en dehor decomposto
  •     Repete tudo en dedan
  •     Iniciando pela frente, 2 cloches, sustenta a perna devant   
  •     Repete por trás

     Battement fondu (em 3ª posição):
  •    Battement fondu, flex, ponta (repete en croix)   
  •    Termina sustentando a perna a la seconde

      Grand battement (em 1ª posição): 

  •   Grand battement decomposto devant, a la seconde e derrière  
  •   Grand battement devant, grand battement derrière    
  •   Repete mais uma vez

OBS¹: para tirar dúvidas quanto aos nomes dos passos, consulte nesse blog, a postagem Revisão Ballet Clássico 1º Semestre.

OBS²: en croix significa em cruz, ou seja, o exercício será feito na frente (devant), ao lado (a la seconde), atrás (derrière) e novamente ao lado.

OBS³: os exercícios de centro serão mudados com maior frequência, por isso não serão descritos aqui.

Por Ana Lúcia Barboza.