segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Música para apresentação no Sarau de 15/12

Meninas das turmas de básicos de danças árabes, segue a música para a apresentação do Sarau Especial!

Clique aqui para baixar a música

Bjs

Nar el Hob - Professora de danças árabes

domingo, 11 de novembro de 2012

"Feedback" relatório de estágio no Shiva!


Relatório de Estágio de Gabriela Lainetti que está cursando o faculdade de Dança na Universidade Estadual de Campinas.
"Queria dizer que o estágio foi muito importante para minha formação. Creio que é uma oportunidade única de obter um olhar de fora da situação.
Tive sorte de fazer meu estágio num lugar como o Shiva, onde há uma grande preocupação com a parte pedagógica, pois durante as conversas com os outros alunos e a minha orientadora, pude perceber que são pouco os lugares que oferecem tanta infra-estrutura e que se preocupam tanto com o estagiário. Por isso sou muito grata a você e a todas as professoras e alunas que me acolheram com tanto carinho e atenção.
Com certeza tenho mais coisas boas para falar do que pontos negativos!!!
*Espaço físico: acho que oferece tudo que os alunos e os professores necessitam, de fácil acesso e acolhedor.
*Professores: todos os professores com quem tive contato foram muito prestativos, sempre preocupados com as minhas dúvidas e em me integrar na aula. Pude perceber que eles tem liberdade para aplicar a didática que julgam mais apropriada, acho isso muito importante, pois não força o professor a se adequar a um molde, deixando-o quadrado e "falso", e assim permite que cada aula tenha uma característica/personalidade.
*Curso Técnico: acompanhei as aulas de Aperfeiçoamento Técnico em Danças Árabes. Acho que é uma complementação muito boa, pois aborda a grande maioria dos temas das Danças Árabes. Sabemos que é impossível estudar de modo aprofundado TODOS os temas, e nem acho que a intenção seja essa. A questão é que as alunas, ao terminar o curso, tem informação necessária para prosseguir seus estudos de forma independente. Creio que é um dos melhores cursos de Danças Árabes que une teoria e prática. Aliás, é um dos poucos cursos que oferece embasamento teórico!!! Se pudesse dar uma opinião, com certeza, seria para manter (e talvez até aumentar) a teoria!!!
*Relações interpessoais: Acho bem legal o fato dessas relações se estabelecerem de forma horizontal, facilitando o acesso dos alunos à direção (e vice-versa). De fato percebo que as pessoas que estão ali procuram se ajudar e tornar o ambiente sempre agradável. Volto a dizer: tive muita sorte, pois fui recebida com muito carinho e atenção por todos!!!
A ultima coisa que tenho para falar é com relação a desistência dos alunos com o passar do tempo. Acho que isso é algo comum em escolas de dança, os primeiros anos começam cheios e os últimos anos acabam com poucos alunos. Não é uma coisa que acontece só no Shiva, e por ser uma coisa tão comum foi tema de discussão nas aulas de estágio. Tenho refletido muito sobre isso e ainda não encontrei uma razão comum para que isso aconteça, acho que talvez você entenda isso melhor do que eu! Acho uma pena que isso aconteça, e que seja uma situação comum aqui no Brasil!

Espero ter contribuído pelo menos um pouquinho!

Obrigada pela oportunidade!!! Para mim foi uma experiência ótima, que contribuiu muito para minha formação. Nunca vou esquecer!!!
Beijo,
Gaby"
Ficamos muito felizes em poder contribuir!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Um professor essencial para saúde


Na escola o educador físico cada vez e mais visto, com um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento corporal e mental de crianças e jovens. 

Se há um momento para fixar a idéia de que as atividades físicas podem ser extremamente prazerosas e benéficas, é o que abrange a infância e a adolescência. “A literatura científica mostra que, quando as primeiras experiências com exercícios são positivas, a pessoa tem bem mais chances de não se tornar sedentária nas décadas seguintes”, Rodrigo Siqueira Reis. 

Dos neurônios aos músculos, passados por ossos e órgãos internos, o organismo juvenil esta em pleno desenvolvimento. Trata-se de uma época essencial à formação da estrutura física. “e a disciplina em questão, desde que bem conduzida, ajuda a deixar o corpo saudável como um todo, afastando o risco de uma série de doenças”, Jorge Steinhilber. 

Alem de prevenir males, o educador físico identifica eventuais anormalidades nos alunos 

A médio e longo prazo, a educação física controla a agressividade ao mesmo tempo que estimula a organização e disciplina. Rodrigo Siqueira Reis. 

Fonte: Revista Saúde – julho 2012, pag. 50 – 53.