segunda-feira, 26 de julho de 2010

A Arte de Dançar


A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na pré-história, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.
A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música, pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. É caracterizada pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).
Ainda no período Neolítico, a dança começou a ter grande importância para os povos primitivos, pois passou a fazer parte dos rituais e a ser uma espécie de "reunião social". Nesses acontecimentos, todos se juntavam para dançar em adoração aos espíritos ou homenagear os mortos.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tango e sua influência

O tango nasceu no final do século XIX, é uma dança popular em Buenos Aires, capital da Argentina. Não se sabe quem é o verdadeiro criador do tango, mas é uma dança de bairros pobres e marginais, que com o tempo foi ganhando força e sendo estilizado. E assim, tornou-se mundialmente conhecido pelo mais famoso cantor Carlos Gardel, e as composições adaptadas ao modernismo por Astor Piazzolla.


O tango foi evoluindo e com isso herdou da Milonga as coreografias, e da Habanera uma linha mais melódica. Denominado assim pelos argentinos de “música urbana”, que nos trazem gírias típicas de Buenos Aires.